Atleta de SC fura o quali na 9ª Copa Santa Catarina
Atleta de SC fura o quali na 9ª Copa Santa Catarina 02 Out 2017

Crédito: Luiz Candido/Luz Press

 

Itajaí (SC), 02 de outubro de 2017 – Seis tenistas, quatro deles do masculino, venceram neste domingo e passaram o qualificatório se garantindo na chave principal da 9ª Copa Santa Catarina, torneio mundial com pontuação Grau 4 para o ranking da Federação Internacional de Tênis disputado na ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC). A segunda-feira marca o início da principal chave com jogos a partir das 12h30 com entrada gratuita ao público. As demais categorias, 14 e 16 anos, têm início a partir das 8h30.

 

Destaque para Guilherme Brizuela, atleta da equipe catarinense de Itajaí (SC), que passou a fase qualificatória derrotando Miguel Froelich por 6/1 6/3. E o tenista terá uma pedreira já nesta segunda às 12h30 quando encontra o principal favorito, o paulista Diego Padilha.

 

O dia terá encontros que prometem como o do terceiro favorito, o russo Ilarion Danilichenko, e o ascendente baiano Natan Rodrigues, de 15 anos, que superou dois favoritos na última semana em Salvador parando apenas na semifinal de outro evento mundial.

 

Entre as meninas a catarinense Thaís Maciel desafia a segunda pré-classificada, Priscilla Baptista, também nesta segunda.

 

Alagoano filho de feirante passa o qualificatório - O tenista de 16 anos Raí Araújo, filho de feirante - pai mata porcos e vende na feira em cidade próxima a Maceió (AL) - e de doméstica e cozinheira - venceu três partidas e também passou o quali. Na final ele passou por Emanuel Amorim por 3/6 6/1 6/0 e só joga na terça-feira na chave principal diante de outro qualifier Eduardo Taiguara.

 

Raí foi destaque na última semana na capita baiana passando o quali e somando seus primeiros pontos no ranking mundial ao vencer a primeira rodada e impôr dificuldades a Padilha nas oitavas de final.

 

De família humilde, Raí precisou de ajuda financeira e uma vaquinha de professores e técnicos do clube que treina em São Paulo para jogar o torneio na Bahia e Santa Catarina.

 

Outro que passou o quali no masculino foi Victor Castro. No feminino as brasileiras Júlia Klimowicz e Carolina Furlanetto também superaram a fase prévia.

 

A 9ª Copa Santa Catarina tem atletas de sete países: Brasil, Rússia, Argentina, Estados Unidos, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Na categoria mundial até 18 anos os pontos valem Grau 4 para o ranking mundial. Até 14 e 16 anos é válido pelo circuito Sul-Americano, o Cosat, até 12 e o Tennis Kids (10 e 9 anos) válido para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.