Brasileiros são campeões de duplas de 16 anos no Orange Bowl
Brasileiros são campeões de duplas de 16 anos no Orange Bowl 12 Dez 2011

O tênis juvenil brasileiro conquistou um importante título no Orange Bowl, o mais tradicional torneio para a categoria do calendário internacional. Na decisão de duplas da faixa dos 16 anos, Lucas Guitarrari e Marcelo Tebet surpreenderam três dos cinco principais favoritos e ficaram com o troféu.

Logo na estreia, os brasileiros conseguiram uma dura vitória em cima do russo Aleksandr Spirin e do bielorrusso Maksin Yorsh, que eram os cabeças 4, por 6/3, 1/6 e 10-7. Nas quartas, outra ótima atuação permitiu superar os romenos Andrei Apostol e Daniel Windahl, quintos principais inscritos, por 6/4 e 6/2.

A decisão teve tons dramáticos e grande espírito de recuperação da parceria brasileira. No primeiro set, Guitarrari e Tebet sairam perdendo por 0/5 e salvaram dois set-points antes de concluir a virada por 7/5. Na outra série, também estavam atrás por 3/5, evitaram outro set-point e também marcaram 7/5 em cima do alemão Alexander Sedengeya e do holandês Franz Sydow, cabeças 3.

O Orange Bowl começou a ser disputado em 1947 e teve entre seus campeões de 18 anos os brasileiros Lelé Fernandes (1956), Maria Esther Bueno (1957), Ronald Barnes (1958) e Thomaz Koch (1963). Outros nomes famosos a ganhar o evento foram Bjorn Borg, Ivan Lendl, John McEnroe, Jim Courier, Roger Federer e Andy Roddick. Quando atuava como argentino, Fernando Meligeni venceu em 1989.

O Brasil teve ainda um campeão nos 16 anos: Carlos Chabalgoity (1981), dois anos depois de Mats Wilander e um antes de Stefan Edberg.