João Lucas Reis e Mateus Alves estão nas quartas em Porto Alegre
João Lucas Reis e Mateus Alves estão nas quartas em Porto Alegre 01 Mar 2018

Crédito: Miriam Jeske/Heusi Action

 

Porto Alegre (RS) – O Brasil segue com chances de título na categoria mundial da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, disputado na Associação Leopoldina Juvenil. O pernambucano João Lucas Reis e o paulista Mateus Alves venceram seus jogos e avançaram às quartas de final do torneio nesta quinta-feira. 

 

João Lucas Reis, 11º cabeça de chave e 33º colocado do ranking, precisou virar para cima do argentino Thiago Tirante, sétimo pré-classificado e 23º colocado, para conquistar a vitória, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/1. "A partir do segundo set consegui manter a bola firme e funda e também me aproveitei dos erros dele para deslanchar no segundo e terceiro. Saquei muito bem e estou bem feliz com essa vitória", afirmou João, que encara o colombiano Nicolas Mejia, oitavo do mundo e principal favorito. "Estou bem feliz, venho jogando muito bem desde duas semanas atrás, sempre um bom nível. Me sinto muito bem e quero ganhar o torneio", ressaltou.

 

Mejia bateu o suíço Henry Von der Schulenburg, 125º, por 6/3 3/6 6/3: "Não joguei tão bem, os dois dias anteriores tinha atuado melhor, muito sólido. Ele também jogou muito bem, variou bem o saque, me incomodou, ficou sólido, me fez errar mais. A verdade é que estou feliz por poder avançar", avaliou o colombiano, que venceu João Reis há duas semanas, no Paraguai. "Jogamos há duas semanas no Paraguai, consegui ganhar em dois sets, mas aqui será em diferente, casa dele. Hoje, ele teve uma partida difícil também, precisarei estar preparado para uma batalha, pois será bem difícil", projetou o cabeça 1.

 

Mateus Alves, pupilo de Thiago Alves, ex-top 100 mundial, superou o americano Drew Baird, 13º colocado e quarto favorito, por um duplo 6/4 conseguindo duas quebras de serviço no décimo game de cada parcial: "Foi um jogo muito duro, era um cabeça de chave perigoso. Um cara que sacava muito bem. Estava bem difícil, game e saque. Tive de manter a intensidade e foco o jogo inteiro, principalmente nos meus serviços. No primeiro set, consegui a quebra no último game, ficando no saque dele. Já no segundo mantive e consegui a mesma intensidade para pegar ele no último game”, afirmou o paulista de São José do Rio Preto, que duela contra o japonês Naoki Tajima, quinto favorito e 15º do ranking, que eliminou o brasiliense Gilbert Klier por 7/6 (3) e 6/3.

 

Segundo pré-classificado e sexto do mundo, o argentino Sebastian Baez segue embalado. Campeão do Banana Bowl no último final de semana, ele superou o brasileiro Matheus Pucinelli por 6/3 e 6/1: “Primeiro set eu arranquei muito bem em uma partida muito difícil. Ele era um atleta que me obrigava a ser perfeito no jogo. Já o segundo set ele errou um pouco mais no princípio e eu aproveitei cada bola. Depois fui muito bem, como no restante o jogo e pude ir adiante no torneio", destacou, Baez que encara o romeno Filip Jianu.

 


Colombiana arrasa e vence a 26ª seguida

 

No feminino a colombiana Maria Camila Osorio manteve a invencibilidade que já dura 26 partidas e garantiu vaga nas quartas de final. Abrindo o dia na quadra 1, ela derrotou a americana Chloe Beck, 74ª colocada, por 6/2 e 6/1 e enfrentará a georgiana Ana Makatsaria, 12ª favorita e 70ª, que derrotou a americana Peyton Stearns com parciais de 7/5, 7/6 (6).

 

“A partida foi muito boa, graças a Deus. Fiz as coisas bem. No primeiro set tive bastante trabalho. Suei bastante para chegar no 3/1. Comecei a sacar e aumentei o score fazendo 6/2. No segundo, comecei a somar, somar e somar, joguei melhor e acabei vencendo. Agora é me preparar para a próxima partida”, resumiu a tenista, que não perde desde o fim de outubro no Masters juvenil. Ela segue em busca do quinto troféu seguido. Venceu na Costa Rica, Colômbia, Paraguai e Banana Bowl, em Criciúma (SC).

 

Apenas mais duas cabeças de chave avançaram no feminino. A americana Lea Ma, quinta pré-classificada, derrotou a francesa Mylene Halemai por 3/6, 6/2 e 6/2 e duela contra a dinamarquesa Clara Tauson, 14ª favorita, que derrotou a americana Sabina Dadaciu por 1/6, 6/3 e 6/1.

 

Elizabeth Handlik, 10ª cabeça, filha da campeã de quatro Grand Slams, Hana Mandlikova, foi eliminada pela americana Kacie Harvey por 6/3 e 6/2. Harvey mede forças contra a francesa Manon Leonard, que derrotou a americana Hailey Baptiste por 6/4 6/2.

 

Os duelos de quartas de final desta sexta começam a partir das 10h. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.