Heide vence duelo nacional e é campeão dos 16 anos em Porto Alegre
Heide vence duelo nacional e é campeão dos 16 anos em Porto Alegre 03 Mar 2018

Crédito: Miriam Jeske/Heisi Action

 

Porto Alegre (RS) – O paulista Gustavo Heide levou a melhor no duelo nacional com o catarinense Pedro Boscardin e conquistou o título da categoria 16 anos masculina da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, no clube Sogipa. 

 

Este foi o segundo título Cosat do tenista de Ribeirão Preto, que venceu Boscardin em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3. "Consegui mesclar bem entre agredir bastante e errar pouco. Fiz tudo certo e principalmente saquei bem nos momentos importantes da partida. Estava tranquilo na maioria dos pontos. Apesar de não estar entre os favoritos no começo do torneio, fui comendo pelas beiradas e acabei campeão. Muita alegria sair vencedor aqui em Porto Alegre, num torneio tão importante", destacou.

 

Apesar da conquista do título, Heide não garantiu a vaga na gira europeia que ficou com Boscardin por conta da coquista de duplas no torneio ao lado do parceiro de treinos, o também catarinense João Loureiro. Os dois venceram na final o uruguaio Francisco Llanes e o chileno Sebastian de Filips por 7/6 (3) e 6/0. Boscardin terminou em quarto lugar e Loureiro em primeiro, os dois garantidos na série de torneios na Europa no meio do ano com tudo pago pela Confederação Sul-Americana de Tênis.

 

No feminino, a uruguaia Guillermina Grant, cabeça de chave 1, confirmou o favoritismo e venceu a gaúcha Isadora Machado por duplo 6/1. 

 

Argentinos são campeões no 14 anos

 

Na categoria 14 anos, os argentinos foram os grandes vencedores. Na decisão masculina, Lautaro Midon, terceiro cabeça de chave, passou com tranquilidade pelo segundo favorito, o peruano Gonzalo Bueno, em sets diretos, com parciais de 6/0 e 6/2.

 

No feminino, novamente a vencedora foi Solana Sierra. A argentina, que vem de título no Banana Bowl, em Caxias do Sul, sob a mesma adversária, passou pela cabeça de chave número 1, a boliviana Gabriela Flores, pelo placar de 6/2, 7/6 (3). Os 14 e 16 anos valem para o ranking sul-americano do Cosat.

 

Filho de ex-tenista Marcos Daniel fatura 12 anos 

 

Pela categoria 12 anos, quem festejou duplamente foi o gaúcho Davi Daniel, que venceu seu conterrâneo Thiago Guglieri em sets diretos, pelo placar de 6/3 e 6/4.

 

Davi é filho do ex-tenista profissional Marcos Daniel, que foi 56 do mundo e um dos melhores do tênis nacional. "Mudei um pouco meu jogo em relação aos anteriores. Joguei bem melhor, consegui atacar bastante e errar menos. Tudo que queria era ganhar esta simples, agora é buscar bater o recorde do meu pai de sete títulos na competição, já tenho quatro e tenho muitos anos ainda para jogar", projetou o tenista, que havia perdido os três confrontos anteriores com Guglieri. Nas duplas, ele e seu adversário da final de simples, Thiago Guglieri, venceram o mineiro Pedro Rodrigues e o paulista Etori Danesi por 7/5 e 6/4.

 

Na categoria 12 anos feminino, a carioca Gabriela Felix venceu a paulista Olivia Carneiro por 6/1 e 6/2. Nas duplas, as adversárias de simples jogaram juntas e venceram a pernambucana Cecília Costa e a baiana Luana Paiva, de virada, pelo placar de 6/7(3), 6/3 e 10/6. Os 12 anos valem para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.