Seis árbitros brasileiros recebem nova certificação ITF
Seis árbitros brasileiros recebem nova certificação ITF 20 Mar 2012

O Brasil teve seis árbitros aprovados para a nova certificação internacional da ITF, Green Badge, para juízes de cadeira em cursos realizados nas cidades de Mendoza, na Argentina, entre os dias 8 e 11 de março, e San Salvador, em El Salvador, de 13 a 16 de março.

 

De sete árbitros brasileiros que foram para os cursos, os seis aprovados foram Aline Rocha (SP), Vanessa Rocha (SP), Mauro Marques (RS), Rafael Gressler (RS), Adonai Pena (MG) e Eduardo Marcandalli (SP).

 

Os professores dos cursos foram Carlos Ramos, que é árbitro ITF e de Grand Slam, e Ricardo Reis, coordenador de arbitragem da ITF na América do Sul.

 

Os cursos tiveram 20 participantes de diversos países da América do Sul, com um bom nível de aprovação, com 16 árbitros que se credenciaram para a certificação Green Badge. 

 

Esta foi a primeira escola ministrada em espanhol, onde os aprovados receberam certificação internacional Green Badge, para árbitros de cadeira. O curso nível 1 tem o mesmo programa e desenvolvimento da escola nível 2, White Badge, com a diferença de ser ministrado em espanhol ou francês.

 

“São duas partes importantes. Uma coisa é a possibilidade de os torneios cumprirem os requerimentos com árbitros do próprio país, sem precisar trazer árbitros quando realiza um torneio. Por exemplo, você vai ao Peru e eles não falam inglês, então cada vez que tem torneio precisa levar árbitro”, explica Ricardo Reis.

 

“Outro ponto positivo é com relação aos árbitros, uma forma de trabalhar em outro nível com o próprio idioma e seguir na carreira. Antes, quando o curso era só em inglês, muita gente não seguia. Agora pode fazer em seu idioma e talvez mais para frente o árbitro venha a buscar mais, isso é o que a gente espera”, completa Ricardo Reis.