Melo e Soares batem bola com juvenis em lançamento do RGJWCC2018
Melo e Soares batem bola com juvenis em lançamento do RGJWCC2018 11 Abr 2018

Marcello Zambrana / RGJWCC2018

 

Belo Horizonte (MG) – O Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines já movimentou o Pampulha Iate Clube, em Belo Horizonte (MG), nesta quarta-feira com o lançamento oficial da competição. A programação teve um bate-bola entre os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares com todos os 32 tenistas juvenis que participam do torneio. Daniel Melo, irmão e treinador de Marcelo, recebeu uma homenagem por ter sido eleito o técnico do ano nas duplas, em 2017, pela ATP.

 

Na sequência, foi realizada a cerimônia de abertura, que contou com a presença do presidente da CBT Rafael Westrupp, do representante da Federação Francesa de Tênis, Adrien Groscolas, do gerente da Longines na América Latina e México, Miguel Palmer, do secretário de esportes de Minas Gerais, Ricardo Sapi, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior, e do vereador Léo Burgues.

 

Na ocasião foram divulgadas as chaves masculina e feminina e a primeira rodada, que começa a partir das 9h desta quinta-feira, com a realização de 16 jogos, nas quadras do Pampulha Iate Clube (PIC), em Belo Horizonte (MG). 


Marcelo e Bruno destacaram o bate-bola como um grande estímulo para os jovens jogadores. “Fiquei muito feliz em ver os meninos baterem bola com a gente e mais feliz ainda por sentir que estou fazendo um trabalho que permite, a mim e ao Bruno, sermos exemplo dessa nova geração. Eles podem ter o sonho de um dia conquistarem o espaço que nós conquistamos”, afirmou Marcelo, tenista número 1 do mundo no ranking individual de duplas, recém-eleito atleta do ano pelo COB e embaixador no Brasil do torneio.

 

“É bom para dar visibilidade ao tênis, principalmente pelo fato do torneio acontecer num lugar como este, um clube que é como um parque desse esporte. E bater bola com esses jogadores, ainda juvenis, permite que eles tenham um contato com a competição profissional", observou Bruno, 15º no ranking de duplas.

 

Adrien Groscolas veio ao país para o torneio e se mostrou encantado, não só com a competição, mas com o lugar onde está sendo realizado. “Magnífico. É importante para Roland Garros que exista um espaço como esse no Brasil. O piso é de saibro, semelhante ao que temos em Paris. Além do mais, essa é a quarta vez consecutiva que o país sedia o evento. Queremos que continue a ser disputado aqui”, garantiu.

 

"O Brasil e Minas Gerais vivem um novo momento no tênis. É muito bom que aconteça em Belo Horizonte, em um estado muito importante para o tênis brasileiro. O momento é tão especial, que Marcelo Melo, um mineiro, é o embaixador para o Brasil de Roland Garros", disse Rafael Westrupp, presidente da CBT. 

 

Torneio vale vaga para quali do Roland Garros juvenil

 

O torneio reúne 32 tenistas juvenis no masculino e feminino, até 18 anos, vindos de oito estados do País e do Distrito Federal, e vale vaga para o qualifying juvenil de Roland Garros, no final de maio, em Paris, na França.

 

Realizado em conjunto pela Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Francesa de Tênis, as disputas serão realizadas até domingo (15) e estarão jogando tenistas do Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

 

Os campeões em Belo Horizonte disputarão o qualifying em Paris com os vencedores dos torneios Roland Garros Junior da Índia e da China. Quem ficar com o título entre os países entra direto na chave principal juvenil de Roland-Garros. No ano passado, o mineiro João Ferreira e a paranaense Nathalia Gasparin foram os campeões do Rendez-Vous à Roland Garros, em Florianópolis (SC), e viajaram a Paris para a final entre as nações. O torneio tem um novo nome nesta edição 2018, mas o formato do evento, em parceria com a Longines, é idêntico ao disputado em 2017.

 

Primeira rodada 

Masculino

Mateo Alejandro Barreiros Reyes (SC, cabeça de chave 1) x Jackson Pereira Xavier (CE); Pedro Ferrari Maciel (MG, Wild Card) x Victor Pilla Helal Lopes de Oliveira (SC); Matheus Gozzi De Queiroz (SP, cabeça 3) x Lucas Ribeiro Dini (MG); Gustavo Soares Madureira de Pinho (RJ) x Eduardo Taiguara (SC); João Victor Couto Loureiro (SC) x Miguel Ramondini De Moraes Danelon (PR); Pedro Boscardin Dias (SC, Wild Card) x Rafael Marques da Silva (SP, cabeça 4); Luiz Eduardo de Oliveira dos Santos (PR) x Nino Macario Portugal (DF); Victor Araujo Vialogo de Castro (PR) x Bruno Cardoso Lopes de Oliveira (MG, cabeça 2).

 

Feminino

Marina Hermanny de Figueiredo (MG, cabeça de chave 1) x Isabela Campos Bifano (SP); Priscila Deliberato Baptista (SP) x Lorena Medeiros Cardoso (GO); Nalanda Teixeira da Silva (GO, cabeça 4) x Thassane Cruz Abrahim (SP); Namie Isago (SC) x Giovanna Coelho Moreira Pereira (MG, Wild Card); Giulia Pereira de Aguiar (MG) x Camilla Emilia Maffei Bossi (SP); Julia Kist Klimovicz (PR) x Ana Paula Cavalcante Costa Melilo (SP, cabeça 3); Erika Wichin Cheng (SP) x Maria Vitória Araújo Salomão (MG, Wild Card); Thais Sakemi Andreotti (PR) x Ana Luiza Andrade Cruz (SP, cabeça 2).

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis