Definidos finalistas do Roland-Garros Junior Wild Card Competition
Definidos finalistas do Roland-Garros Junior Wild Card Competition 14 Abr 2018

Crédito: Marcello Zambrana

 

Belo Horizonte (MG) – Serão definidos neste domingo (15), a partir das 9h, na quadra de saibro do Pampulha Iate Clube (PIC), em Belo Horizonte (MG), os campeões do Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines. A programação tem início com a final feminina, entre a goiana Lorena Cardoso e a paulista Ana Paula Melilo - cabeça de chave 3 -, seguida da decisão no masculino, às 10h30, com o catarinense Mateo Reyes - cabeça 1 - enfrentando o paulista Rafael Silva. Quem ficar com o título, tanto entre os garotos, como na disputa das garotas, garante vaga para o qualifying juvenil de Roland-Garros, no final de maio, em Paris, na França.

 

Nas semifinais, neste sábado (14), Lorena Cardoso, de apenas 14 anos, derrotou a também goiana Nalanda Silva - cabeça de chave 4 -, 15 anos, por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 7/6 (7-5). Já na partida entre as paulistas, Ana Paula Melilo venceu Ana Luiza Cruz - cabeça 2 - por 2 a 0 - 6/4 e 6/3.

 

“Confesso que estou surpresa. Não esperava nem mesmo passar a primeira rodada e, agora, estou na final. Penso diferente nesse instante. Essa é uma oportunidade que estou tendo e não posso desperdiçá-la. Quero muito Roland-Garros. Sempre sonhei em ser profissional. Quero ver isso de perto”, comemorou Lorena.

 

Sua adversária, Ana Paula Melilo, deixou a quadra neste sábado e já passou a pensar na decisão. “O último passo é sempre o mais difícil. Hoje (sábado), entrei em quadra com uma tática pré-definida. Tinha de ditar o ritmo, pois se caísse na correria, como gosta minha adversária, teria perdido. Para essa final, pretendo adotar uma tática como a que me classificou. É preciso controlar o tempo de bola. Assim, poderei realizar o sonho de jogar em Roland-Garros”, explicou.

 

Catarinense x Paulista

 

No masculino, Mateo Reyes confirmou seu favoritismo e garantiu a vaga na final ganhando do carioca Gustavo Pinho por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/2. Na véspera, Pinho havia eliminado um dos favoritos, o mineiro Lucas Dini. Seu adversário na decisão será o paulista Rafael Silva, que passou por Victor Castro, de Marília (SP), por 2 a 0 - 7/6 (7-3) e 6/4.

 

Equatoriano de nascença, mas brasileiro por opção, Mateo Reyes foi o primeiro a garantir presença na final masculina. O tenista que nasceu em Quito, filho de mãe brasileira e pai equatoriano, começou a jogar tênis aos 10 anos, no Equador. Depois, a família mudou para Itajaí, em Santa Catarina, onde ele estuda e treina. Ele está confiante em uma vitória na final. “Eu pretendo entrar jogando com agressividade, como fiz em todos os jogos, até aqui".

 

Mas a classificação, segundo Mateo, apesar do placar, não foi tão tranquila. “Entrei focado em fazer um jogo agressivo. Repeti o que tinha dado certo em todos os meus jogos. Mas houve um momento de grande apreensão. No início do segundo set, sacava em 3 a 2, mas o game estava 40 a 0 para o Gustavo. Ali, fiquei nervoso. Sabia que não poderia deixar que fechasse o ponto, pois se isso acontecesse, voltaria para o jogo. Aí seria mais difícil”, completou Mateo.

 

A outra semifinal foi mais equilibrada. Rafael Silva teve de suar muito para vencer Victor Castro. “Passei por meu jogo mais difícil, mas estou na final. Espero mais uma partida complicada, dura, mas vou tentar o meu máximo, sem pressão. Não posso me deixar envolver por nada. Tenho de pensar somente no jogo. Não conheço meu adversário, pois nunca joguei contra ele, mas sei mais ou menos como joga. Somos amigos", afirmou Rafael.

 

O torneio está sendo disputado desde quinta-feira (12), no PIC, com a participação de 32 tenistas juvenis, até 18 anos, vindos de oito estados do País e do Distrito Federal. Realizado em conjunto pela Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Francesa de Tênis, o Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines conta com representantes do Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

 

Os campeões em Belo Horizonte jogarão o qualifying em Paris com os vencedores dos torneios Roland-Garros Junior Wild Card Competition, em parceria com a Longines, da Índia e da China. Quem ficar com o título entre os países entra direto na chave principal juvenil de Roland-Garros.

 

Corporativo Longines - Na manhã deste sábado (14), foi disputado, em paralelo, um torneio de máster, o Corporativo Longines, que reuniu 16 duplas convidadas. Na decisão, a parceria Rafael Ribeiro e Silvano Vieira venceu Roberto Milton e Rodrigo Esteves, por 6-3.

 

Homenagens 

 

Entre as semifinais, o  PIC prestou homenagem a pessoas que ajudaram a fazer o esporte em Minas Gerais. Tenistas do passado se reencontraram e receberam uma placa pelos serviços prestados ao esporte com suas conquistas. Pedro Braga, Pedro Rodrigues, Airton Marcos, Bárbara Costa, Bárbara Oliveira, Bruno Oliveira, Carlos Augusto Passos, Ernane Melo - irmão de Marcelo Melo e Daniel Melo -, Gabriel Dias, Mariana Junqueira e Marina Figueiredo estavam entre os homenageados.

 

O clube não esqueceu também dos treinadores. Foram homenageados Paulo Wildman, Daniel Melo - sua mãe Roxane recebeu a honraria em seu lugar -, Hugo Daibert, Leonardo Oliveira, o “Léo Butija” e Roberto Carvalhaes, o “Neneco”. Houve ainda uma homenagem especial a Acácio Maia, funcionário do PIC, responsável pelas quadras de saibro há mais de 40 anos.

 

Taça de Roland Garros no Mineirão - A taça de Roland-Garros, reservada aos campeões do torneio francês, foi exposta no Mineirão, na esplanada do estádio, na abertura do Campeonato Brasileiro, entre Cruzeiro e Grêmio. Antes, na tarde de sexta-feira (13), esteve na Cidade do Galo, centro de treinamento do Atlético Mineiro. Com quase noventa anos, a peça foi redesenhada em 1981, mantendo-se a maior parte da ideia original da taça. Na base, placas indicam todos os campeões (incluindo o tricampeão Guga, vencedor em 1997, 2000 e 2001). Eles recebem uma réplica em miniatura.

 

A Plataforma "Rendez-vous à Roland-Garros"

 

O "Rendez-vous à Roland-Garros" faz parte do desenvolvimento do torneio Roland-Garros no exterior.

 

A Federação Francesa de Tênis firmou um acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, desde 2015, que permitiu a organização do Roland-Garros Junior Wild Card Competition, em parceria com a Longines, por três anos, um torneio infantojuvenil no Brasil que deu a possibilidade aos melhores brasileiros de ganhar o seu espaço dentro da chave principal júnior de Roland-Garros.

 

Hoje, o "Rendez-Vous à Roland-Garros" evoluiu e se tornou uma plataforma de eventos, tendo como a primeira etapa o Roland-Garros Junior Wild Card Competition, em parceria com a Longines, na cidade de Belo Horizonte. Esta nova estratégia será então dividida em vários aspectos:

 

• O "RGeSeries by BNP Paribas" será a disputa  em torno de um jogo de videogame de tênis em que as finais mundiais terão lugar no estádio Roland-Garros durante o torneio;
• A certificação dos mais belos clubes brasileiros de saibro com a certificação "Roland-Garros Club";
• E o RG amateur Series by Peugeot, circuito de Torneios Amadores em todo o Brasil.

 

“Nosso acordo de cooperação assinado há quatro anos com a CBT está provando ser um verdadeiro sucesso. Nós estamos, portanto, satisfeitos em poder aumentar ainda mais o local que Roland-Garros ocupa no coração dos brasileiros, que evidentemente tem uma relação privilegiada com nosso torneio após as três vitórias de Gustavo Kuerten em Porte d’Auteuil” explica Bernard Giudicelli, Presidente da Federação Francesa de Tênis.

 

Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines
Local:
Pampulha Iate Clube (Rua Gandu – entrada lateral do squash)
Data: 12 a 15 de Abril

 

Roland-Garros tem página em português 

 

Para se aproximar ainda mais dos fãs brasileiros, Roland-Garros lançou uma fan page em português. A página terá também informações do Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines.
Segue o link: https://www.facebook.com/RolandGarros/?ref=br_rs

 


A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis