CBT divulga pesquisa “Conhecendo a Base do Tênis Brasileiro”
CBT divulga pesquisa “Conhecendo a Base do Tênis Brasileiro” 29 Mai 2018

Crédito: Luiz Cândido/Arquivo

 

Florianópolis (SC) – No intuito de obter os primeiros insights sobre os programas de iniciação esportiva ao tênis no país, a Confederação Brasileira de Tênis visitou 14 clubes tradicionalmente reconhecidos pelo trabalho de excelência na iniciação e formação de jogadores através do projeto “Conhecendo a Base do Tênis Brasileiro”. Durante as visitas foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas com coordenadores e aplicação de questionários para os treinadores.

 

Os resultados encontrados demonstram que aproximadamente 3 mil crianças de até 10 anos de idade participam dos programas nesses locais. A maior parte encontra-se nos estágios Vermelho (41%) e Laranja (32%), verificando-se uma preponderância na percentagem de alunos que participam das aulas duas vezes na semana (59%).
 

Entre os pontos fortes destacados pelos coordenadores sobre os programas locais de escolinha, verificou-se que o planejamento e a gestão foram os aspectos mais relatados, apresentando-se como um fator a ser considerado por qualquer programa que almeje obter melhores resultados. Assim como descrito para o âmbito nacional, a qualificação apresentada pela equipe profissional demonstrou ser um ponto forte dos programas locais. Como principais desafios, observou-se a instituição de duas categorias que demonstraram estar inter-relacionadas, foram elas: aumentar e/ou fidelizar o número de crianças que praticam o tênis; e concorrência de horários com as escolas e outras atividades.
 

A análise dos programas indicou que os mesmos encontram-se fundamentalmente voltados para o contexto de esporte de Participação. Isso fica evidente no foco declarado pelos Coordenadores, pelas propostas apresentadas no projeto em curso (número de alunos por quadra, duração da sessão de treino, número de sessões por semana, entre outros), e pelo número reduzido de tenistas participando dos grupos de rendimento. Esse cenário acende um alerta, tendo em vista que, tradicionalmente no tênis brasileiro, os clubes apresentam-se como o microssistema responsável pela formação e desenvolvimento de uma parcela representativa de jogadores infantojuvenis.
 

Os dados encontrados servirão de base para a fundamentação das ações da CBT visando o fomento e o fortalecimento do tênis no país. 
 

Para saber mais sobre os resultados desse projeto acesse o relatório completo do projeto “Conhecendo a Base do Tênis Brasileiro”.

 

Confira a pesquisa na íntegra aqui.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis