Pupila de Juan Etchecoin atinge quartas no Brasileirão, em Uberlândia
Pupila de Juan Etchecoin atinge quartas no Brasileirão, em Uberlândia 17 Jul 2018

Crédito: Thiago Parmalat

 

Uberlândia (Minas Gerais) – O Campeonato Brasileiro de Tênis 2018, o Brasileirão, está sendo especial para a potiguar Vitória Barandas. Ex-pupila de Gonçalo Fischer e de Didier Rayon, francês que formou Teliana, Renatinho e Zé Pereira, a tenista de 15 anos se mudou de Natal para o Rio de Janeiro no fim de 2017. Após um período de adaptação, está há dois meses treinando com o ex-382 do mundo Juan Pablo Etchecoin e já atingiu as quartas de final no primeiro torneio nacional que está disputando nesta temporada. 

 

Disputando a categoria 16 anos feminino do torneio G1 do Brasileirão, Vitória venceu a paulista Luiza Estrada por 7/5 e 6/1 na estreia, na segunda-feira, e ganhou da mineira cabeça 7 Maria Abrahao, do Minas Tênis Clube, por 6/2 e 6/0, nesta terça.  

 

"Estou gostando muito do torneio, encontrei vários amigos que eu não encontrava há muito tempo, o ambiente é muito legal. Ontem joguei contra uma menina bem boa que eu não conhecia e ganhei de 7/5 e 6/1 e hoje joguei a segunda rodada contra uma menina que eu já conhecia e ganhei 6/0 e 6/2", comemorou Vitória.  

 

"No final do ano passado me mudei pro Rio de Janeiro com meus pais e até voltar a treinar demorou um pouco, esse é meu primeiro torneio brasileiro este ano, mas estou indo bem, me sentindo confiante, já estou nas quartas e espero seguir firme", completou a tenista que nesta quarta duelará com a segunda favorita, a goiana Ana Laura Obeid, por uma vaga na semi. 

 

Vitória começou a jogar tênis há quatro anos por influência de um amigo com quem treinava handebol e que tinha trocado de esporte. Na época, o catarinense Gonçalo Fischer, de Blumenau, estava iniciando um projeto em Natal e logo viu o potencial da menina disciplinada e dedicada nos treinos. 

 

"Eu jogava handebol, meu amigo que jogava comigo foi jogar tênis com o Gonçalo Fischer, que era de Blumenau e estava começando o projeto em Natal. Eu me apaixonei logo de cara. Comecei a treinar bem e um ano depois o Gonçalo Fischer e o Didier Rayon, que trabalhava com ele, me chamaram para treinar individualmente", contou Vitória que mudou toda sua rotina em função do tênis. 

 

"Mudei toda minha rotina, troquei o turno da escola para treinar, joguei as etapas do Circuito Brasileiro, Sul-Americano, e no final do ano passado joguei dois torneios nos Estados Unidos e ganhei o torneio de consolação de um deles", afirmou. 

 

O Brasileirão é a principal competição do calendário infantojuvenil da Confederação Brasileira de Tênis. 

 

O G1 será disputado até o dia 20 e o GA (torneio de maior graduação) ocorre de 25 a 29 de julho. Entre os dois torneios, de 21 a 24, será realizada a Copa das Federações, onde cada atleta representa seu Estado. Durante as duas semanas, mais de 750 atletas de todo o Brasil passarão pelas quadras do Praia Clube.

 

Serviço
 
Brasileirão G1 – 16 a 20 de julho
Brasileiro Tennis Kids – 18 a 20 de julho
Copa das Federações – 21 a 24 de julho
Brasileirão GA – 25 a 29 de julho

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.