Favoritos avançam às oitavas na 10ª Copa Santa Catarina, em Itajaí
Favoritos avançam às oitavas na 10ª Copa Santa Catarina, em Itajaí 09 Out 2018

Crédito: Luiz Candido/Luz Press

 

Itajaí (SC) – O mau tempo atrapalhou bastante a rodada desta segunda-feira que abriu a chave principal da 10ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis, torneio que vem se tornando tradicional no calendário da cidade catarinense e nacional e que conta pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis até 18 anos. O evento conta com 379 atletas de 13 países e termina no domingo.

 

Tenista mineiro, mas radicado há quatro anos em Santa Catarina, João Vitor Loureiro, de apenas 15 anos, passou pela estreia em duelo contra o catarinense Gabriel Busato marcando 7/6 (7/2) 3/6 6/2. Ele vai encarar nas oitavas de final o brasileiro Daniel Szuczpak. Loureiro foi o melhor tenista da América do Sul na categoria 16 anos na temporada somando quatro títulos, entre eles o Banana Bowl, em Criciúma (SC).

 

Jogadora que nasceu graças a um projeto social, o Quadra de Talentos, em Minaçu, no interior de Goiás, a brasileira Nalanda Silva, quarta favorita, confirmou sua condição marcando 6/3 6/2 sobre Isadora Machado e espera por Isabela Mercante ou Carolina Laydner nas oitavas de final.

 

Nalanda tem origem humilde, seu pai está desempregado, trabalhava como operador de máquinas em uma empresa de amianto que faliu por conta da crise financeira. Estava há um ano de obter os 20 anos de trabalho onde teria direito à aposentadoria. Sua mãe conseguiu emprego recente como professora, mesmo assim seus pais moram em casa cedida por um dos incentivadores da carreira da atleta. Por conta do fim do projeto social onde foi descoberta, Nalanda saiu de Goiás para treinar no Rio de Janeiro em academia que lhe oferece moradia, treinamentos e algumas passagens para torneios através de pequenos apoiadores.

 

Outro destaque do dia foi a vitória de Amanda de Oliveira. A gaúcha de Caxias do Sul, de apenas 13 anos, derrotou Maria Oliveira por 6/2 6/1 e espera pela vencedora da quinta favorita, a goiana Lorena Cardoso, e a paranaense Luana Wild, qualifier e que busca seus primeiros pontos no ranking mundial. Luana é irmã de Thiago Wild, o campeão do US Open que fez história para o tênis brasileiro. Cláudio Wild, pai e técnico acompanha a atleta no evento. O duelo ocorre nesta terça-feira não antes das 10h.

 

O catarinense Victor Pilla, da equipe ADK, do Itamirim Clube de Campo, foi derrotado na primeira rodada por Gustavo Madureira por 3/6 6/3 6/2. O principal favorito no masculino, o paulista Rafael Marques, derrotou por 6/4 6/2 sobre Ricardo Machado e enfrenta nas oitavas de final Bryan Kuntz. Outro catarinense, Herick Isago se despediu diante de Kaue Maciel por 6/4 6/1.

A terça-feira terá ao todo 74 jogos sendo 32 na categoria mundial principal até 18 anos e mais 42 nas categorias 14 e 16 anos com pontos para o ranking Sul-Americano do Cosat. Filha do jogador de futebol Alex, que fez sucesso no Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Seleção Brasileira e Fenerbace, da Turquia, Maria Mauad enfrenta a britânica Mila Burek, a partir das 9h.

 

O torneio tem por tradição revelar grandes talentos. O primeiro campeão, na edição 2009, foi Thiago Monteiro, atual número 1 do país que já figuou no top 80 do mundo e derrotou nomes como Jo-Wilfried Tsonga quando era top 10 mundial. Em 2013 o mineiro João Menezes levantou o troféu e hoje ocupa um lugar entrs os 300 melhores do mundo e quarto melhor do país no profissional. Vencedora em 2014, Thaísa Pedretti hoje está entre as cinco melhores do país no profissional e Marcelo Zormann, vencedor em 2012, levantou o título de Wimbledon nas duplas juvenil, o evento com maior prestígio do tênis.

 

O torneio terá atletas de 13 países. São jogadores do Brasil, Peru, Finlândia, Grã-Bretanha, Colômbia, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Índia, Uruguai, Chile, Itália e Holanda.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.