Brasileiros conquistam três títulos no Brasil Juniors Cup
Brasileiros conquistam três títulos no Brasil Juniors Cup 23 Fev 2019

Crédito: Luiz Cândido

 

Porto Alegre (RS) – O gaúcho Gustavo Tedesco conquistou, neste sábado (23), o título da categoria 14 anos do Brasil Juniors Cup, maior torneio juvenil da América Latina, disputado nas quadras de saibro do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. O caxiense, que agora mora em Dois Irmãos e treina na academia Sete de Setembro, sob o comando do seu pai Joceli dos Santos, mostrou que está em excelente fase, vencendo seu segundo título consecutivo Cosat da temporada. Desta vez, o principal favorito da categoria derrotou o peruano Diego Cuto, sétima cabeça de chave, em dois sets diretos, placar de 6/1 e 6/2. “Sempre tenho uma expectativa grande jogando em casa e desta vez levantei o caneco. Quando você está focado, com a cabeça boa, fisicamente e tecnicamente na ponta dos cascos você acredita mais em si e as vitórias aparecem” analisa o caxiense, que com o resultado vai ficar em segundo no ranking sul-americano. Seu próximo torneio será no Paraguai em março.

Na categoria 14 anos feminino, o tíulo também ficou com o Rio Grande do Sul. Em confronto brasileiro, Amanda Oliveira foi a grande vencedora. A caxiense, que agora mora no Rio de Janeiro e treina na academia Tennis Route, ganhou da catarinense Carolina Xavier, em três sets, parciais de 6/4, 2/6 e 6/4. “Estou muito feliz, semana perfeita, ganhei em simples e duplas. Agora é só comemorar” declara a gaúcha.

Na decisão dos 16 anos masculino, o título também ficou com o Brasil. Gabriel Generoso venceu o peruano Ignácio Buse, 11o cabeça de chave, pelo placar de 6/1 e 6/3. “Ganhei aqui em Porto Alegre e fui vice-campeão no Rio de Janeiro, acho que joguei bem estes dois torneios. Estava com a cabeça boa, errando pouco e muito sólido. Meu adversário demorou a entrar na partida, parecia cansado também. Aproveitei a situação e consegui o título, explicou o mineiro, que mora em Araraquara, mas treina no Centro de Formação e Rendimento em São Carlos.

No feminino, a vencedora foi Gabriela Flores. A boliviana, terceira favorita, passou pela peruana Alessia Martinez, em dois sets diretos, parciais de 6/4 e 6/1.


Argentino e espanhola faturam a categoria 18 anos

Depois de uma semana de muito sol, a final feminina que começou a ser disputada na quadra central da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, foi interrompida três vezes em função da chuva que caiu na capital gaúcha. No papel, a japonesa Natsumi Kawaguchi era a principal favorita ao título na grande decisão dos 18 anos, já que 219 posições no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF) a separavam da espanhola Ane Del Olmo, que saiu do qualifying para surpreender a todas as adversárias que estiveram no seu caminho.

No primeiro set, Ane impôs um ritmo forte, quebrou o saque da japonesa no primeiro, terceiro e no sétimo games. O excesso de confiança nos golpes foi fundamental para que ela fechasse em 6/2. Na segunda parcial, Kawaguchi deixou de se defender e passou a pressionar com bolas mais rápidas e pontos mais curtos. A tática deu certo, só que no sétimo game quando vencia por quatro a três, começou a chuva e o jogo foi interrompido. A solução foi dar seguimento em uma quadra coberta no mesmo clube. Apesar da mudança, Natsumo manteve o mesmo ritmo e conseguiu fechar em 6/4. No terceiro e decisivo set a espanhola reagiu, teve poucos erros, conseguiu mais três quebras e fechou em 6/2, em duas horas e doze minutos de partida.

“Estou muito feliz por ser a primeira vencedora dos 18 anos do Brasil Juniors Cup. No primeiro set joguei muito bem, depois dei uma caída, mas no terceiro fiz ela correr bastante e consegui fechar a partida”, comenta a campeã.

Entre os homens, o norte-americano Martin Damm e o argentino Thiago Tirante garantiram um jogo de altíssimo nível para o público que esteve presente. Também na quadra coberta, Damm teve o saque quebrado logo no primeiro game, mas devolveu a quebra no quarto e fechou em 7/5. Na segunda parcial, Tirante passou a errar menos, foi sólido no fundo de quadra e principalmente nas devoluções de saque. Venceu por seis dois e deixou tudo igual.

No terceiro e decisivo o norte-americano teve o saque quebrado em três oportunidades, sentiu o desgaste físico e teve que pedir atendimento da fisioterapeuta. Tirante não baixou o ritmo, passou a sacar ainda melhor e fechou a partida em 6/2, por dois sets a um.

“Tive uma ótima semana, vim pra cá com o objetivo de ganhar e consegui. Tive muita garra, estava acostumado com os jogos nas quadras externas, então demorei um pouco pra me adaptar. Foi o título mais importante da minha carreira até hoje”, comemora Tirante que amanhã viaja para São Paulo onde vai em busca de mais um trofeu.
 

O Brasil Juniors Cup contou com um total de 860 jogadores de 31 países.   

 

Quadro de campeões Brasil Juniors Cup 2019

 

08 Anos Masc Simples Pedro Neves Mello (RS) 
09 Anos Masc Simples Rafael Nascimento e Souza 
10 Anos Masc Simples José Guimarães (RJ) 
11 Anos Masc Simples Romulo Gaier (RS) 
12 Anos Masc Simples Victor Winheskide Lima 
14 Anos Masc Simples Gustavo Tedesco (BRA) 
16 Anos Masc Simples Gabriel Generoso (BRA) 
18 Anos Masc Simples Thiago Tirante (ARG) 

08 Anos Fem Simples Flávia Souza (PR) 
10 Anos Fem Simples Luiza Pereira (SP) 
11 Anos Fem Simples Rafaela Liberatti (PR) 
12 Anos Fem Simples Mariana Soares (GO) 
14 Anos Fem Simples Amanda de Oliveira (BRA) 
16 Anos Fem Simples Gabriela Cortes Flores (BOL) 
18 Anos Fem Simples Ane Mintelgi Del Olmo (ESP) 

09 Anos Masc Duplas Henrique Vialle/Livas Eduardo (PR/MT) 
10 Anos Masc Duplas Rafael Gama/Pedro Marcolin (PR) 
11 Anos Masc Duplas João Gustavo Barros/Pedro Strapazzon 
12 Anos Masc Duplas Juan Etchecoin/Enzo Vargas (RJ/SP) 
14 Anos Masc Duplas Thomas Kano/William Norton (BRA) 
16 Anos Masc Duplas Adolfo Vallejo/Martin Vergara (PAR) 
18 Anos Masc Duplas Shunsuke Mitsui/Keisuke Saitoh (JPN) 

10 Anos Fem Duplas Ana Brom/Alice Ghiraldi (GO/SP) 
12 Anos Fem Duplas Mariana Soares/Ana Campigotto (GO/PR) 
14 Anos Fem Duplas Amanda de Oliveira/Carolina Laydner (BRA) 
16 Anos Fem Duplas Leyla Brítez/Paulina Franco (PAR) 
18 Anos Fem Duplas Natsumi Kawaguchi/Shavit Kimchi (JPN/ISR)

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.