Federação Gaúcha de Tênis completa 90 anos nesta terça-feira
Federação Gaúcha de Tênis completa 90 anos nesta terça-feira 09 Abr 2019

Porto Alegre (RS) – A Federação Gaúcha de Tênis (FGT) completa nesta terça-feira (9) 90 anos de história. A FGT é uma das federações que participou da fundação da Confederação Brasileira de Tênis, em 1955, e chega a nove décadas de história como referência na modalidade no país. A entidade, que comanda o tênis e o beach tennis gaúcho, é um berço de grandes atletas do cenário nacional e internacional.

Em 1929, quatro clubes gaúchos uniram forças para criar a entidade que iria reger o tênis estadual a partir de então: o Excursionista e Sportivo (Clube do Comércio), Tênis Clube Walhalla (Associação Leopoldina Juvenil), Tênis Clube Germânia (Sogipa) e The British Club fundaram a FRGT (Federação Rio-Grandense de Tênis), que depois foi rebatizada como Federação Gaúcha de Tênis.

“Comemoramos hoje o aniversário de 90 anos da FGT, uma das mais tradicionais entre as 26 Federações Estaduais de Tênis. A FGT é uma referência dentro do tênis nacional, sobretudo na última década, com destacado e relevante trabalho liderado pelo seu presidente Roberto Petersen Mello. Que esta tão importante entidade siga seu rumo pautado neste caminho sólido construído ao longo da sua história, e que tenha na CBT sempre um ponto de apoio", destaca o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp.

Ao longo dos 90 anos de sua trajetória, a entidade passou por diversas mudanças e conquistas. Nos últimos anos, a FGT comemorou o aumento no seu quadro de filiados. Agora, a entidade pensa em projetos para garantir um futuro ainda melhor.

"É uma data significativa, qualquer entidade se sentiria honrada pela data. Afinal, são 90 anos trazendo uma história e fazendo parte dela nesta última década", comemora o presidente da FGT, Roberto Mello. Para ele, a entidade conseguiu se reerguer nos últimos anos, o que possibilita pensar nas próximas ações. "No primeiro momento, o nosso trabalho foi de corrigir muitos erros do passado. Esta era nossa realidade e conseguimos com muita luta, dedicação e paciência dar a volta por cima. Tratamos a entidade com seriedade. Dentro das nossas possibilidades, estamos conseguindo arcar com todas as nossas despesas e pagar muitas dívidas de gestões passadas", completa.

Entre os atletas de destaque ligados à federação gaúcha estão duas das principais referências do Brasil. O portoalegrense Thomaz Koch foi o primeiro homem do país a ganhar um Grand Slam nas duplas mistas, em 1975, em Roland-Garros. Também da capital gaúcha, Niége Dias brilhou entre as mulheres e chegou a ser número 31 da WTA em 1988.

Com 90 anos, a FGT é a segunda federação estadual da modalidade mais longeva do país, atrás apenas da Federação Paulista de Tênis, que em março completou 95 anos.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.​