Bellucci faz boa partida, mas é superado por Tsonga
Bellucci faz boa partida, mas é superado por Tsonga 29 Jul 2012

O paulista Thomaz Bellucci fez seu melhor jogo da carreira sobre quadra de grama, mas acabou batido pelo número 6 do mundo Jo-Wilfried Tsonga em sua estreia no torneio olímpico de Londres. Bellucci ganhou o primeiro set por 7/6 (9-7), equilibrou muito as duas parciais seguiintes mas caiu diante do francês por 6/4 e 6/4.

 

Na segunda rodada, em busca de vaga nas oitavas de final, o adversário de Tsonga pode ser o super-sacador Milos Raonic. O canadense teve sua partida adiada para segunda-feira devido ao mau tempo e é favorito diante do japonês Tatsuma Ito.

 

O primeiro set foi basicamente um duelo de saques. Os dois tenistas não sofreram qualquer ameaça ao serviço até o tiebreak e tiveram números bem parecidos. Bellucci acertou 74% do primeiro saque e ganhou 82% desses pontos, enquanto Tsonga aproveitou 77% e faturou 88%. Os dois venceram todas as jogadas com o segundo saque.

 

O tiebreak também foi parelho. O francês conseguiu a primeira vantagem, fazendo 2-1, mas o brasileiro se mostrou muito firme no fundo de quadra e virou para 3-2. A igualdade permaneceu até o último ponto, quando então o canhoto paulista foi muito aplicado com seus potentes golpes e induziu o adversário ao erro.

 

O segundo set viu o primeiro game irregular do brasileiro, que perdeu o saque no terceiro game e permitiu que o francês chegasse a 3/1 e daí em diante mantivesse o sempre potente serviço. Muito agressivo, Tsonga capitalizou o esforço no sétimo game do terceiro set e conseguiu a quebra definitiva. Bellucci ainda teve chance de recuperar a quebra no game seguinte e apertou no último, mas o francês sacou muito sempre.

 

Com a queda deste domingo, Bellucci já está fora dos Jogos Olímpicos, competição em que ainda não venceu partidas (também foi batido na estreia de Pequim). No sábado, ele e o mineiro André Sá foram eliminados na estreia de duplas diante dos norte-americanos Bob e Mike Bryan. Estes foram os terceiros Jogos seguidos em que o Brasil não venceu partidas na chave de simples.

 

Os únicos representantes nacionais agora são a parceria mineira formada por Marcelo Melo e Bruno Soares, que estão na segunda rodada e aguardam adversários.

 

Bellucci retorna agora ao Brasil e só deve retornar ao circuito no ATP 250 de Winston-Salem, às vésperas do US Open. Ele não conseguiu ingresso direto nos Masters 1000 de Toronto e de Cincinnati, devido ao baixo ranking no período final de inscrição, e decidiu não tentar a sorte nos qualificatórios.