Treinadores trocam experiências em palestras durante o Interclubes
Treinadores trocam experiências em palestras durante o Interclubes 23 Out 2019

Curitiba (PR) – Além de reunir alguns dos principais atletas do país nas categorias infantojuvenis, o Campeonato Brasileiro Interclubes também promove o encontro de grandes técnicos da modalidade. E pensando no intercâmbio e na troca de informações entre esses profissionais, a etapa de Curitiba da competição teve a realização de três palestras de treinadores para treinadores. Nesta terça-feira, no Clube Curitibano, estiveram em discussão o tênis feminino, as lesões decorrentes do esporte e o lançamento do Campeonato Brasileiro Interclubes por equipes. O presidente da CBT, Rafael Westrupp, esteve presente e fez a abertura do evento.

Diretor de torneios da CBT, Aristides Barcellos falou sobre a forma de disputa e tirou dúvidas referentes à primeira edição do Interclubes por Equipes, que será disputado em Florianópolis de 7 a 13 de dezembro. A inédita competição reunirá os melhores clubes, no masculino e no feminino, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos. Também haverá a disputa na categoria profissional. A competição será realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, a quem os clubes devem estar vinculados para participar.

Na sequência, a ex-atleta e treinadora Sabrina Giusto traçou um panorama do tênis feminino brasileiro na atualidade e falou sobre os desafios de trabalhar com a iniciação no esporte com as meninas e, principalmente, sobre como reter e motivar a participação feminina na modalidade. 

"Foi uma honra participar dessa experiência com os outros treinadores, e tenho certeza de que é algo que vai crescer cada vez mais. Nesse grupo de técnicos, todos estão prontos para arregaçar as mangas e ajudar com as suas experiências. É uma iniciativa que com certeza vai gerar frutos para o tênis brasileiro", afirmou Giusto, que chegou ao posto de número 171 do ranking da WTA.

Nesta oportunidade em Curitiba, o técnico e fisioterapeuta Bernardo Savassi também fez uma apresentação sobre as lesões mais frequentes no tênis com cada golpe executado. As duas palestras contaram com a presença de cerca de 30 treinadores de todos os lugares do país.

"Esse é um tema muito importante. Às vezes, uma lesão mal tratada evolui e vira uma bola de neve, tirando o atleta de competições importantes por causa de algo que poderia ter sido evitado antes. É preciso que todos tenham um pouco mais de atenção à parte física. Já melhorou muito de quando eu era atleta para hoje em dia, mas ainda temos um grande caminho a percorrer", resumiu Savassi.

A ideia da Confederação Brasileira de Tênis é promover novos encontros como esse nas futuras edições do Campeonato Brasileiro Interclubes, aproveitando a presença dos profissionais nas cidades para fomentar a troca de experiências entre eles e desenvolver cada vez mais a modalidade.

A etapa de Curitiba do Campeonato Brasileiro Interclubes conta com a participação de 364 atletas de 14 Estados. Nesta segunda-feira terminou a chave G1 e já teve início a chave GA, que será disputada até domingo nas quadras do Clube Curitibano. O Interclubes é uma competição realizada em parceria pela Confederação Brasileira de Tênis com o Comitê Brasileiro de Clubes.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson e Peugeot. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.