Feijão conquista 1º título do ano no Challenger de Cali
Feijão conquista 1º título do ano no Challenger de Cali 16 Set 2012

Em sua primeira final da temporada, o paulista João “Feijão” Souza aproveitou a oportunidade e conquistou, neste domingo, o título no challenger de Cali. Na decisão, ele teve um confronto totalmente brasileiro com o também paulista Thiago Alves, cabeça de chave número 5, e levou a melhor em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/4, após 1h33 de jogo.

 

Feijão encerrou um jejum de títulos que durava desde abril de 2011, quando triunfou no challenger de Santos. Neste período, o paulista teve como melhor desempenho a final do challenger de Zagreb, em maio, com destaque também para a semi do ATP 250 de Kitzbuhel, em julho, ambas do ano passado. Este foi seu quarto título de challenger na carreira, o terceiro na Colômbia. Ele foi campeão duas vezes em Bogotá, em 2010.

 

"Saquei muito bem e estive muito firme no fundo de quadra", avaliou. "Aproveitei rápido a chance que tive de passar à frente no marcador. Foi um jogo bem difícil, o tempo abafado, mas aguentei firme na cabeça", disse o tenista que vibrou se sujando de pó de tijolo: "Ser campeão é uma emoção que só quem passa sabe o que é, acho que sempre um atleta tem saudade quando fica um tempo sem vencer. Esta semana evolui jogo após jogo e isso foi legal, fiz ótimas partidas".

 

Oitavo mais bem cotado em Cali, o paulista de Mogi das Cruzes contou com a queda precoce do colombiano Alejandro Falla na estreia para ter uma chave aberta até as semifinais. Na penúltima rodada, Feijão teve seu primeiro desafio e passou pelo cabeça de chave 6, o argentino Martin Alund.

 

Ao derrotar Thiago na decisão, o paulista ampliou sua vantagem no retrospecto diante do compatriota, agora com três vitórias em quatro embates, sendo que nas três vezes que se encararam na Colômbia Feijão saiu de quadra vitorioso. Eles haviam se encarado também no saibro de Medellín em 2009 e 2008.

No duelo envolvendo os números 3 e 4 do país no ranking da ATP, o melhor colocado não fez valer sua atual condição e contou com fraco aproveitamento de saque no primeiro set (apenas 50%) e acabou sendo quebrado duas vezes em três oportunidades. Na segunda parcial, uma quebra solitária de Feijão definiu sua vitória.

 

A conquista do troféu em Cali vai alavancar Feijão no ranking. Ele subirá mais de 20 posições, saindo do atual 171º posto para a faixa dos top 150. Por sua vez, Alves também terá uma boa ascensão, ganhará 13 lugares e aparecerá na 128ª colocação.