Conferência ITF tem participação brasileira na Bolívia
Conferência ITF tem participação brasileira na Bolívia 18 Out 2012

Nesta semana está sendo realizada a 14ª Conferência Regional ITF/Cosat para Treinadores de Tênis em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O evento reúne treinadores e especialistas do alto rendimento do tênis na América do Sul e no mundo e conta com participantes brasileiros no Club de Tenis Santa Cruz.

 

O 2ª dia da Conferência teve apresentações de Mark Caldeira, preparador físico da equipe brasileira da Fed Cup e coordenador do Núcleo de Ciências Aplicadas ao Tênis (NUCAT), e de Cesar Kist, diretor da Comissão da ITF e de Desenvolvimento de Capacitação da CBT.

 

Mark Caldeira palestrou sobre o "Monitoramento da Carga do Treinamento no Tênis" e também sobre a "Agilidade no Tênis"

 

A apresentação em quadra contou a participação de Marcos Daniel, ex-integrante da equipe da Copa Davis do Brasil e ex-top 56 da ATP. "O evento está sendo muito proveitoso, tenho aprendido coisas novas que com certeza me ajudarão neste novo desafio como treinador", afirmou o ex-tenista profissional.

 

Cesar Kist apresentou o tema sobre a importância de um relacionamento sólido entre o jogador e o treinador. "Procurei passar minha experiência como jogador profissional e também a experiência que tive no trabalho com os jogadores ATP e WTA. Falei sobre 10  tópicos que fazem toda a diferença para que o trabalho com os jogadores de competição dê certo". relatou Kist.

 

Já na apresentação em quadra, o tema foi sobre a automatização de jogadas. "Esse é um aspecto novo, pois para muitos quando se fala em automatização pensamos na parte técnica, mas na verdade o tênis está evoluindo e uma das novidades é a automatização tática das jogadas", afirmou Cesar Kist.

 

Um dos treinadores da equipe nacional de capacitação, Joacyr Lima Junior, também está presente no evento "Participar de um evento como este juntamente com treinadores renomados é uma grande  honra. É uma oportunidade ímpar de nos atualizarmos com as últimas tendências do ensino do tênis", disse Joacyr.

 

A Conferência conta com 30 brasileiros presentes e terminará na próxima sexta-feira. Neste último dia, teremos a apresentação da brasileira Teresa Leitão, coordenadora da Special Olympics para a América Latina. Teresa irá palestrar sobre o trabalho de tênis com deficientes intelectuais.