Jornada Internacional tem início com Leconte e Daniel
Jornada Internacional tem início com Leconte e Daniel 19 Dez 2012

Nesta terça feira, teve início a Jornada Internacional Grand Champions Rio 2012, no Rio de Janeiro, que acontece durante o torneio de veteranos Grand Champions Rio, no Copacabana Palace. No dia inicial da Jornada, o francês Henri Leconte e o brasileiro Marcos Daniel foram os primeiros a palestrar com os treinadores presentes.

 

Henri Leconte abriu a programação e passou toda a sua experiência como jogador profissional. Com o seu estilo irreverente, Leconte chegou a número 5 do mundo e ajudou a França a conquistar a Copa Davis em 1991 ao derrotar a equipe dos Estados Unidos. Sempre muito brincalhão, Leconte deixou alguns conceitos para os treinadores:

 

“Sempre devemos lembrar aos nossos jogadores que o tênis é apenas um jogo. Tudo que é feito com entrega e com o coração traz grandes resultados, essa é a grande diferença”, afirmou o ex-tenista francês.

 

Leconte também deu dicas de jogar em quadras de saibro, seu piso preferido. “Jogar em quadra de saibro é como jogar xadrez. Você coloca uma bola lá, a outra ali, depois ali e assim sucessivamente”.

 

Para finalizar, o francês falou sobre a importância de ter uma estrutura sólida para o desenvolvimento do jogador, mas ressaltou que o principal para elemento para o sucesso do atleta é a confiança. “A estrutura externa ajuda bastante, mas a verdadeira confiança do jogador vem de dentro”, completou.

 

Na segunda palestra do dia, o brasileiro Marcos Daniel, que defendeu a equipe da Copa Davis do Brasil e chegou ao número 56 da ATP, falou sobre a importância da transição do jogo de base para a rede. Daniel enfatizou que a diferença entre dois ótimos jogadores de fundo de quadra é aquele que tem o recurso de finalizar o ponto na rede. Para demonstrar os conceitos do jogo de subida a rede, Daniel apresentou vários exercícios e drills na quadra, inclusive participando de vários deles.

 

Hoje a Jornada Internacional Grand Champions Rio 2012 continua com as apresentações de o sueco Mats Wilander e o também francês Frabrice Santoro. Wilander falará sobre o desenvolvimento do tênis a nível mundial e Santoro fará uma apresentação prática na quadra sobre as variações táticas do tênis de alto nível.