Dupla brasileira conquista vitória histórica diante dos EUA na Copa Davis
Dupla brasileira conquista vitória histórica diante dos EUA na Copa Davis 02 Fev 2013

O Time Correios Brasil conseguiu se manter vivo no confronto com os Estados Unidos pelo Grupo Mundial da Copa Davis por BNP Paribas contando com uma vitória histórica dos mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares sobre a dupla número 1 do mundo formada por Bob e Mike Bryan.

Em uma partida equilibrada, com vários momentos de emoção e certa tensão após provocação de Bob Bryan a Marcelo Melo e ao banco brasileiro, a dupla brasileira conseguiu manter o foco sem entrar na provocação e venceu no quinto set com parciais de 7/6(6), 6/7(7), 6/4, 3/6 e 6/3, com mais de 3h de jogo. 

"Nós viemos hoje para lutar, sabemos que jogamos bem juntos e nunca desistimos. Então acho que hoje foi o perfeito exemplo do quão bem eu e o Marcelo podemos jogar juntos. Para vencer esses caras você precisa dar 110% e hoje nós demos 110%, o que é muito importante para uma partida de cinco sets", afirmou Bruno Soares.

Marcelo Melo explicou o ocorrido no final do segundo set, quando Bob Bryan gritou em seu ouvido e depois encarou o banco da equipe brasileira. O brasileiro que tem amizade com o tenista adversário estranhou a reação de Bob.

"Eu achei estranho com a reação do Bob. Ele veio correndo muito perto de mim e gritando no meu ouvido. Eu não sei o que aconteceu, Bob nunca tinha feito isso antes. Nós temos um bom relacionamento,  eu o tenho como amigo, mas naquele momento eu fiquei em choque por Bob ter feito isso, não é normal", explicou Marcelo Melo.

Esta foi apenas a terceira derrota de Bob e Mike Bryan juntos na história da Copa Davis, sendo que a última havia sido em 2008. Bruno Soares e Marcelo Melo também obtiveram a terceira vitória juntos sobre a parceria mais vencedora do tênis mundial.

Bruno e Marcelo classificaram a vitória deste sábado como a maior de suas carreiras pela forma como foi e na importância da partida.

"Vencer os Bryans em um Grupo Mundial de Copa Davis na casa deles. É difícil de superar isso. Talves mais para frente teremos outras boas vitórias como esta, mas esta é única para mim, muito especial, certamente a número 1", afirmou Bruno Soares.

Com a vitória o Brasil se mantêm na briga por uma vaga para enfrentar a Sérvia nas quartas de final da Copa Davis. Neste domingo, a partir das 12h locais (15h de Brasília), Thomaz Bellucci entra em quadra para enfrentar John Isner, com Thiago Alves jogando na sequência contra Sam Querrey. Para se classificar o Brasil precisa vencer as duas partidas.

"Ainda estamos na luta. Nós viemos aqui hoje para lutar forte por este ponto e estar vivos no domingo para jogar as duas últimas partidas. Vamos vir fortes amanhã, motivados. Este tipo de partida, este tipo de vitória eleva muito a motivação. Nosso time sentiu isso. Nós respeitamos muito o time americano, como eu disse a todo tempo nesta semana, mas eu acho que estamos fortes mentalmente para virmos aqui e lutarmos fortes como hoje", afirmou João Zwetsch.

Confira abaixo a programação do confronto, com todas as partidas transmitidas ao vivo pelo Sportv2:

Domingo, 3 de fevereiro:
12h (15h de Brasília) - THOMAZ BELLUCCI vs. John Isner
A seguir - THIAGO ALVES vs. Sam Querrey

 

A equipe brasileira em Jacksonville é formada pelos jogadores Thomaz Bellucci, Thiago Alves, Bruno Soares e Marcelo Melo, o capitão João Zwetsch, técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, o fisioterapeuta Paulo Roberto Santos, o médico Gilbert Bang, a psicóloga Carla Di Pierro e o chefe de delegação Paulo Moriguti, além dos tenistas Marcelo Demoliner e Pedro Zerbini. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios. O co-patrocínio é da Peugeot - montadora oficial da CBT, e Asics - marca esportiva oficial do tênis no Brasil. O apoio é da Head, da Brascourt - pisos esportivos, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. Saiba mais sobre a CBT no Twitter oficial Twitter.com/CBTenis e no Facebook.com/CBToficial.