Time Brasil BRB de Tênis em Cadeira de Rodas inicia primeira gira da temporada
Time Brasil BRB de Tênis em Cadeira de Rodas inicia primeira gira da temporada 04 Jan 2024

Florianópolis (SC) – Abrindo o calendário internacional do tênis em cadeira de rodas em 2024, o Time Brasil BRB inicia a primeira gira do ano com uma série de torneios na Austrália e nos Estados Unidos. Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro (Masculino Open), Leandro Pena e Ymanitu Silva (Quad) e Meirycoll Duval (Feminino Open) disputam quatro competições de 8 a 28 de janeiro. A participação dos atletas conta com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Os atletas começam a gira no Australian Summer Series, que é composto por por três torneios na cidade de Melbourne: Victorian Wheelchair Open, de 8 a 12 de janeiro; Melbourne Wheelchair Open, de 14 a 19 de janeiro, em Melbourne; e Australian Open, de 23 a 28 de janeiro – o Grand Slam terá a presença apenas de Ymanitu Silva. Após os torneios na Oceania, os tenistas seguem para o Estados Unidos, onde jogam o Indian Wells Tennis Garden Wheelchair Championships, de 23 a 28 de janeiro, em Indian Wells.

Para Silva, a sequência logo no início do ano é crucial para o decorrer do ano. “É muito importante ter um calendário vasto com muitas competições desde o começo do ano, além de estar junto dos principais jogadores do ranking. Assim, ganhamos ritmo e confiança. Fiz uma intensa pré-temporada visando esses torneios, já que são muito fortes”, disse.

De acordo com o vice-presidente da CBT, Jesus Tajra, a iniciativa busca desenvolver os atletas, mas também tem o foco no principal evento do ano: os Jogos Paralímpicos. “Temos feito um trabalho contínuo com esses e tantos outros tenistas. No ano passado tivemos uma boa demonstração de que estamos no caminho certo, com o recorde de medalhas no Parapan e agora estamos nos preparando para uma ótima participação em Paris”, completou.

Os eventos fazem parte do Circuito UNIQLO Wheelchair Tennis Tour e recebem os principais atletas do mundo, de acordo com o ranking internacional vigente. A posição desses atletas define suas possíveis convocações para participar de grandes eventos como Grand Slams e Mundiais, assim como posição no ranking e futuras convocações para as Paralimpíadas de Paris 2024.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).