CBT realiza evento para classificação de atletas do tênis em cadeira de rodas
CBT realiza evento para classificação de atletas do tênis em cadeira de rodas 16 Jan 2024

Uberlândia (MG) – Pelo quarto ano, o Brasil recebe a Classificação Funcional da ITF para Atletas de Tênis em Cadeira de Rodas. A avaliação é oportunidade para os tenistas confirmarem o status de sua classe ou para os novos praticantes da modalidade se adequarem às categorias em competições oficiais. O evento acontece em 2 e 3 de abril,  às vésperas do Uberlândia Wheelchair Tennis Open, em Uberlândia (MG).

Para competir em torneios TCR, o jogador deve ter uma deficiência elegível, que pode ser consultada nas regras de classificação (Clique aqui).Os interessados devem se inscrever por intermédio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), preenchendo o formulário neste link e enviando para o e-mail tcr@cbtenis.com.br. Caso queira atender a classificação do Brasil, em Uberlândia, a data limite de envio da documentação é até 15 de março de 2024.

Confira o passo a passo para poder participar:

Passo 1: Preencher o formulário em anexo (clique aqui) e enviar até 15 de março de 2024 para o e-mail tcr@cbtenis.com.br.
- O formulário de seis páginas é dividido em três partes:
A primeira deve ser preenchida e enviada pelo atleta;
A segunda será preenchida pela CBT;
A terceira deve ser preenchida e assinada pelo médico do atleta com CRM e com os devidos documentos anexados em inglês. Mais informações estão disponíveis por meio do e-mail tcr@cbtenis.com.br ou pelo telefone (48) 3091-9351.

Passo 2: A CBT irá conferir os dados e preencher a segunda página do MRF.

Passo 3: A CBT irá enviar toda documentação para o departamento de classificação da ITF.

Etapa 4: A ITF irá analisar e emitir o status “Novo” (N) para jogadores que não têm classificação.

Etapa 5: Esses jogadores só podem jogar até 4 torneios de nível ITF3/Futures no total desde 01/01/2023 se tiverem status N (se não tiverem status, não devem ter permissão para jogar).

Etapa 6: os jogadores participam de um evento de classificação para receber o status confirmado, veja o calendário de eventos classificatórios aqui, com foco para o evento que vai acontecer no Brasil  (Uberlândia Open).

Vale ressaltar que todos os atletas sem status confirmado precisam passar pela classificação para continuar jogando torneios profissionais.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).