Monica Niculescu é a campeã do Brasil Tennis Cup
Monica Niculescu é a campeã do Brasil Tennis Cup 03 Mar 2013

O Brasil Tennis Cup foi encerrado na noite deste sábado com a grande conquista da tenista romena Monica Niculescu de seu primeiro título WTA da carreira na quadra central da Federação Catarinense de Tênis no maior torneio internacional de tênis feminino do Brasil ao vencer a russa Olga Puchkova.

 

Em uma decisão em que as duas tenistas que buscavam o seu primeiro título WTA de simples e que haviam se enfrentado apenas quando eram juvenis há dez anos, a romena Monica Niculescu venceu a decisão contra a russa Olga Puchkova por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/4, em 1h59min de partida.

 

Niculescu começou a partida imprimindo o seu ritmo e teve o controle conseguindo duas quebras de vantagem no serviço da adversária russa, que não conseguiu um bom aproveitamento em seu saque. Em 30 minutos a romena venceu a primeira parcial.

 

Olga Puchkova saiu perdendo por 2/0 na segunda parcial, mas equilibrou a partida ao igualar o set em 3/3 devolvendo duas quebras de serviço. A russa ganhou apoio do público e conseguiu levar a decisão para o terceiro set.

 

No terceiro set a romena também abriu vantagem e viu Olga Puchkova se recuperar, mas conseguiu uma quebra de serviço importante no nono game antes de sacar para fechar a partida e erguer o troféu de campeã pela primeira vez na WTA.

 

"Na verdade, eu estou me sentindo muito cansada. Só quero ir para a cama, descansar e amanhã pensar no meu feito. Mas estou muito feliz. Não consigo explicar direito. Eu me senti muito cansada dentro de quadra, mas queria muito ganhar e Olga Puchkova começou a jogar cada vez melhor. Pensei que poderia perder depois de ter a vantagem de 3/1. Acho que amanhã vai cair a ficha. Eu disputei duas finais, enfrentei Azarenka e Venus e acabei perdendo. E hoje consegui vencer. Me sinto muito feliz e muito cansada ao mesmo tempo", afirmou Niculescu após a vitória.

 

"Definitivamente virei aqui ano que vem para defender meu título. Eu já disse que gostei demais daqui. Tudo foi perfeito para mim, desde transporte, comida, o hotel era fantástico, o shopping era perto e a praia também é linda demais. Então, tudo que eu precisei eu tive. Estou muito feliz de ter vindo aqui e ter vencido", completou Niculescu. 

 

Após ter recebido elogios das jogadoras e do público pelo sucesso da realização do primeiro Brasil Tennis Cup, o diretor do torneio, Rafael Westrupp, falou ao lado do presidente da CBT, Jorge Lacerda, sobre o legado deixado pelo torneio e o que pode ser feito para a próxima edição.

 

"Acredito que conseguimos mostrar que todo mundo que fez parte desse projeto tem a capacidade de apresentar um bom produto, entregar um bom produto para jogadores, treinadores e para o público que prestigia. Conseguimos, de positivo, a repaginação da Federação Catarinense de Tênis, deixar esse legado, estrutura física para a comunidade como um todo. Um comprometimento diário do Jorge Lacerda comigo. Quando ele conseguiu a data do torneio, logo me procurou e confiou em mim. Mostramos que temos capacidade de trabalho. A gente pensa em melhorar. A melhora tem que ser constante, não pode ficar na zona de conforto. Quem sabe, no próximo ano, conseguimos viabilizar a vinda de uma top 10. Esse ano superou a expectativa de um público tão grande e ver gente de fora da cidade na final é um ponto para avaliarmos em aumentar a estrutura da quadra central", avaliou o diretor do torneio Rafael Westrupp.

 

Números mostram a dimensão do Brasil Tennis Cup

Público: Cerca de 20 mil pessoas no total dos oito dias de torneio

20 países representados

43 tenistas

61 partidas

143 sets disputados

5 brasileiras no qualifying

4 brasileiras na chave principal de simples

2 dias com entrada gratuita

235 mil dólare de premiação total do torneio

40 mil dólares de premiação para a campeã de simples

20 mil dólares de premiação para a vice-campeã de simples

280 pontos para a campeã no ranking WTA

200 pontos para a vice-campeã no ranking WTA

4.000 bolas de tênis

600 toalhas

5.000 refeições para atletas, treinadores e staff

12.000 garrafas de 500ml de água Puris

5.500 garrafas de isotônico

5 quadras

7 árbitros de cadeira

46 juízes de linha

30 boleiros

105 pessoas no staff operacional

4 geradores de energia de 240 Kwa

116 lâmpadas de 1000 watts

2400 lugares nas arquibancadas da quadra central

100 kg de gelo

180 países receberam transmissão ao vivo das partidas

 

Durante o Brasil Tennis Cup também foi realizada a exposição "Tênis, um estilo de vida", com bolinhas de tênis customizadas e personalizadas por nove marcas de renome da moda brasileira, uma consultora e um fotógrafo de moda.

Em comemoração ao Dia Mundial do Tênis, criado pela ITF como dia 4 de março, o Brasil Tennis Cup antecipou a comemoração para os dias 1 e 2 de março, com cerca de 50 crianças da Escolinha do Guga, do Lagoa Iate Clube e do Lira Tênis Clube participando do Festival Tennis 10's e quatro crianças jogando uma partida de exibição de Tennis 10's na quadra central minutos antes da final em Florianópolis.