Campeã Mundial, Rafaella Miiller inicia bem caminhada pelo 50º título da carreira no BT400 de Petrolina (PE)
Campeã Mundial, Rafaella Miiller inicia bem caminhada pelo 50º título da carreira no BT400 de Petrolina (PE) 19 Abr 2024

Petrolina (PE) – Os principais favoritos avançaram no primeiro dia da chave principal do torneio BT 400, o principal evento do EMS Open de Beach Tennis realizado no anexo do estacionamento do River Shopping, em frente à EMS Arena, em Petrolina (PE). O evento traz mais de mil atletas de dez países em torneio com valiosos 470 pontos no ranking e premiação de US$ 35 mil (R$ 175 mil).

As duplas campeãs mundiais do masculino e do feminino avançaram às oitavas de final. No feminino a paranaense Rafaella Miiller e a venezuelana Patrícia Diaz marcaram 6/1 6/3 em Helena Andrade e Camila Gouvea e vão buscar vaga nas quartas de final diante de Isabela Sella e Graziele Silva.

Patrícia Diaz conquistou recentemente seu 50º título do circuito mundial há duas semanas em Marechal Deodoro e agora é a vez de Miiller seguir na corrida pela 50ª conquista que pode acontecer no sertão pernambucano. 

"Nem sabia disso. Notícia nova. Independente de números a gente sempre quer ganhar", disse Rafa que tem três títulos mundiais no currículo em 2016, 2019 e 2023 e junto com Diaz soma 20 canecos. Ela comentou sobre a vitória: "Estreia muito boa, sabíamos que seria muito difícil, duro, conseguimos colocar nosso ritmo, no segundo set ficou pau a pau,  mas depois conseguimos sair com a vitória".

A venezuela elogiou o evento: "Estou super impressionada no bom sentido, a organização caprichou em cada coisa da estrutura , cada detalhe, está sendo um ótimo evento, espero que se repita em vários anos. É uma demonstração que nosso evento está ficando cada vez maior".

Os campeões mundiais e líderes do ranking do masculino, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti também venceram. Eles marcaram 6/0 6/4 sobre o capixaba Alvaro Campanharo e o catarinense Felipe Poffo: "Começamos muito bem no jogo, estávamos firmes, depois ficou 4 a 1 e piorou, eles empataram e no 4 a 4 entendemos o que tínhamos feito de errado para finalizar o jogo", destacou Spoto.

Nicolas Gianotti aproveitou a estada em Petrolina para cortar seu cabelo após um ano e meio e brincou com o assunto: "Queria mudar um pouco de cara . Eu não gosto muito de cabelos longos, minha namorada é que gosta mais, ela está triste agora, mas eu estou mais feliz e vamos ver se eu consigo ganhar mais assim ou não (risos)".

A dupla de André Baran, 4º do mundo e primeiro do Brasil, e do italiano Michele Cappelletti, pentacampeão mundial e terceiro colocado, emplacou a 11ª vitória seguida ao baterem Mauricio Mola e Arthur Lordello por 6/1 6/0 e enfrentam a forte dupla do italiano Federico Galeazzi e do gaúcho Fabrício Neis.

No feminino as brasileiras Sophia Chow e a jovem de 18 anos, Vitória Marchezini, ambas no top 10 mundial, se vingaram de derrota na semana passada em Ribeirão Preto (SP) contra a italiana Giulia Trippa e a espanhola Eva Palos marcando um duplo 6/3. Elas vão encarar a portuguesa Marta Magalhães e a brasileira Juliana de Carvalho. 

O torneio segue nesta sexta-feira com as disputas das oitavas e quartas de final com rodada dupla no masculino e no feminino. A programação começa às 10h na quadra central com presença de cerca de 1.070 alunos de escolas públicas do município de Petrolina em parceria com a Secretaria de Educação. E a criançada vai assistir ao jogo justo de Rafa e Paty Diaz. 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).