Brasil tem três árbitros aprovados em curso ITF Nível 3
Brasil tem três árbitros aprovados em curso ITF Nível 3 09 Mar 2013

São Paulo, 9 de março de 2013 - A Federação Internacional de Tênis realizou entre os dias 3 e 6 de março o curso de arbitragem ITF Nível 3 em São Paulo, organizado pelo Departamento e Arbitragem da Confederação Brasileira de Tênis.

 

O curso teve 28 participantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

 

Os participantes buscavam uma das três certificações internacionais (Referee, Chefe de Juízes e Juiz de Cadeira) sendo que cinco foram aprovados como Bronze Badge Chair Umpires e 4 foram aprovados como Silver Badge Referee.

 

Do grupo de sete brasileiros participantes, dois foram aprovados como árbitros de cadeira: Felipe Munno (SC) e Rafael Schneider (RS), e um foi aprovado como Silver Badge Referee: Luiz Parada (SP).

 

“É sempre muito importante ter a chance de ter esses cursos em nosso país pois facilita demais a participação dos nossos árbitros. São cursos que não acontecem com muita frequência e ficamos muito gratos quando a ITF mostrou interesse em trazer o curso pra cá. A participação dos brasileiros foi muito boa e felizmente três foram aprovados. Não é um curso fácil, são quatro dias de muita atividade, ministrado em inglês, abrangendo todos os circuitos. Todo o grupo de brasileiros teve uma participação muito boa”, afirmou Ricardo Reis, coordenador de arbitragem da CBT e ITF Regional Officiating Officer para a América do Sul.

 

Estiveram em São Paulo para ministrar o curso os representantes mais altos das três entidades que administram o tênis mundial:

Stefan Fransson (SWE) – ITF Chief of Grand Slams Supervisors

Enric Molina (ESP) – ITF Head of Officiating

Giulia Orlandi (ITA) – WTA Officiating Director

Lars Graff (SWE) – ATP Officiating Director

Anders Wennberg (SWE) – ITF Regional Officiating Officer for Europe

 

“Estamos trabalhando para confirmar mais dois cursos no continente ainda este ano. Um curso ITF Nível 1 (Green Badge) e outro ITF Nível 2 (White Badge) serão confirmados em breve. Nos últimos anos a ITF tem se preocupado bastante com o que vem acontecendo em nosso continente e isso é muito importante para que possamos buscar novas oportunidades aos árbitros da região”, explica Ricardo Reis.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios. O co-patrocínio é da Peugeot - montadora oficial da CBT, e Asics - marca esportiva oficial do tênis no Brasil. O apoio é da Head, da Brascourt - pisos esportivos, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. Saiba mais sobre a CBT no Twitter oficial Twitter.com/CBTenis e no Facebook.com/CBToficial