Time Brasil BRB busca vaga na final masculina do Sul-Americano de 14 anos na Bolívia
Time Brasil BRB busca vaga na final masculina do Sul-Americano de 14 anos na Bolívia 09 Mai 2024

Tarija (Bolívia) – Sexta-feira (10) decisiva para a equipe masculina do Time Brasil BRB, que disputa o Campeonato Sul-Americano de 14 anos, em Tarija, na Bolívia. Os meninos enfrentam a Colômbia, a partir das 10h (horário de Brasília), em confronto válido pela última rodada classificatória, de olho na vaga para final da competição e para o Mundial da categoria. Para garantir a classificação, os meninos precisam vencer apenas um dos três jogos do confronto.

Sem chances de avançar à fase decisiva do Sul-Americano, a equipe feminina entra em quadra, no mesmo horário, para enfrentar o Paraguai e definir sua posição no grupo.

Nesta quinta-feira (9), os meninos folgaram e as meninas fizeram um duelo disputado contra a Argentina, mas acabaram perdendo por 2 a 1. O Time Brasil BRB saiu em desvantagem com a derrota de Larissa Silenci para Isabel Arabarco, por 6/1 6/2. No jogo seguinte, Maria Eduarda Carbone igualou a série ao vencer Ambar Corbalan por duplo 6/0. Nas duplas, a partida só foi decidida no tiebreak, com vitória de Arabarco e Corbalan, por 6/4 7/6(8), diante de Duda e Nathalia Tourinho.

O técnico Flávio Rosa fez um balanço sobre a campanha da equipe feminina na competição: “No geral, a nossa equipe demorou muito para se adaptar à altitude e entender como conseguir jogar nessa situação.  Estreamos contra a Bolívia, donas da casa, que estão bem habituadas as condições e foram superiores. Isso nos colocou numa posição de estar sempre correndo atrás no grupo. Se a gente tivesse vencido todos os confrontos até aqui, estaríamos na briga para ir ao Mundial”.

“Hoje contra a Argentina foi um jogo muito pegado, com muita energia, mas no final as argentinas jogaram com mais intenção e mereceram a vitória. Foi uma pena, porque a nossa equipe é muito boa, com jogadoras que tiveram bons resultados no início da gira, mas que não conseguiram desempenhar aqui da mesma forma”, completou o treinador.

A competição é classificatória para o Mundial da categoria, que acontece em Prostejov, na República Tcheca, no início de agosto. Pelo sistema de disputa, os dez países estão divididos em dois grupos e se enfrentam no formato round-robin, com dois confrontos de simples e um de duplas, masculino e feminino. Os primeiros colocados de cada grupo jogam a final e os segundos colocados fazem a disputa de terceiro e quarto colocados. Se classificam para o Mundial os três países mais bem colocados em cada naipe (masculino e feminino).
 
Confira os resultados desta quinta-feira (9):

Feminino
Time Brasil BRB 1 x 2 Argentina
Isabel Arabarco (ARG) d. Larissa Silenci (BRA) – 6/1 6/2
Maria Eduarda Carbone (BRA) d. Ambar Corbalan (ARG) – 6/0 6/0
Isabel Arabarco (ARG)/Ambar Corbalan (ARG) d. Maria Eduarda Carbone (BRA)/Nathalia Tourinho (BRA) – 6/4 7/6(8)

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).