PJTE realizou torneio de Tênis Escolar em São Paulo
PJTE realizou torneio de Tênis Escolar em São Paulo 04 Jun 2014

O Programa Jogue Tênis nas Escolas da Confederação Brasileira de Tênis e dos Correios realizou no último sábado o Torneio de Tênis Escolar com 60 crianças de até 10 anos no Colégio Salesiano Santa Terezinha, na Zona Norte de São Paulo, segunda etapa da Liga Escolas (LE2).

 

O torneio foi disputado por equipes no sistema “Team Tennis, integrando crianças que já praticam tênis em suas escolas com jogos curtos de duplas e alternância de parceiros e adversários, comandado por Marcos Vasconcelos na arbitragem. O formato de torneio permite que as crianças conheçam mais sobre o jogo e aumentem a inteligência tática, pois em pouco tempo precisam resolver desafios que os novos parceiros e adversários oferecem.

 

No primeiro horário, as crianças realizaram disputas em quadra laranja, 18 X 11m, e no segundo horário em quadras vermelhas, 11m X 5,5m. No contexto escolar, as aulas são realizadas nas quadras poliesportivas, com as medidas do Sistema Play and Stay (Jogue e Fique). As bolas lentas e quadras proporcionais são fundamentais para que as crianças troquem bolas desde o começo, e façam sua evolução tática e técnica de maneira mais eficiente e divertida.  A possibilidade de jogar com os amigos e representar a escola é irresistível para as crianças que jogam tênis!

 

“Os jogos foram bem disputados e as crianças se divertiram muito”, diz Marcos Vasconcelos, árbitro desta segunda etapa.  “No Colégio Salesiano estavam acontecendo jogos de outras modalidades da Liga, como futsal, voleibol e basquetebol. Foi um acontecimento esportivo de grande porte, com a presença do campeão mundial de futsal Falcão. Festas como essa ajudam a manter as crianças no esporte e na vida saudável por mais tempo”, complementa Marcos.

 

“A ideia é que as crianças aprendam todos os fundamentos básicos do jogo de tênis antes de passar para a quadra oficial, usando as bolas vermelhas no início do processo e depois as bolas cor de laranja no estágio seguinte. Mesmo começando a jogar em clubes ou academias, o sistema Play and Stay deve ser usado. As crianças podem iniciar-se na modalidade frequentando as aulas de tênis nas escolas sem medo, pois usarão o sistema das bolas lentas e quadras proporcionais que é o mais moderno do mundo, chancelado pela Federação Internacional de Tênis e, claro, pela Confederação Brasileira de Tênis”, afirma Suzana Silva, árbitra geral da LTE.

 

Nesta etapa do Salesiano, o quadro de honra ficou assim:

Até 10 anos bola laranja

1 lugar Dante Aligueri

2 lugar Colégio Franciscano PioXII – Friburgo – Beleiving – Porto Seguro

3 lugar Colégio Passionista Santa Maria

 

Até 10 anos bola vermelha

1 lugar – Colégio Passionista Santa Maria

2 lugar – Colégio Green Book

3 lugar – Colégio Friburgo / Colégio Elite / Colégio Passionista São Paulo da Cruz

 

A III Etapa da Liga de Tênis Escolar/Fundamental 1 será no Colégio Arquidiocesano em São Paulo dia 16 de agosto.  

 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil e Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro. O apoio é do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/photos/cbtenis