Thiago Alves anuncia fim da carreira no tênis profissional
Thiago Alves anuncia fim da carreira no tênis profissional 11 Ago 2014

O tenista paulista Thiago Alves anunciou oficialmente nesta segunda-feira a sua retirada do circuito profissional de tênis após 14 anos dedicados ao esporte.

 

Atleta que foi número 88 do ranking mundial de simples da ATP em 2009, Thiago Alves foi número 1 do Brasil em algumas oportunidades, fechou a temporada 2006 como o melhor tenista do país e teve grandes momentos como a partida contra Roger Federer no Arthur Ashe Stadium na segunda rodada do US Open de 2008.

 

O tenista de 32 conquistou em sua carreira o total de 10 títulos em torneios Challenger, sendo sete em simples e três nas duplas. Em simples, Thiago venceu em 2005 os torneios Manta e Quito, ambos no Equador, em 2006 os torneios de Belo Horizonte (MG) e Manta (EQU), o Aberto de São Paulo em 2007 e 2012, além de Guadalajara, no México, em 2012.

 

Nas duplas, venceu o Aberto de São Paulo ao lado de Flavio Saretta em 2006, o Challenger de Salinas, no Equador, ao lado de Julio Silva, também em 2006, e o de Segovia, na Espanha, ao lado de Franco Ferreiro em 2010.

 

Além dos títulos, obteve vitórias expressivas sobre tenistas como o uruguaio Pablo Cuevas, os argentinos Juan Martin del Potro, Carlos Berlocq e Mariano Zabaleta, o chileno Nicolas Massu, o italiano Paolo Lorenzi, o sérvio Viktor Troicki, os colombianos Alejandro Falla e Santiago Giraldo, os espanhóis Alberto Martin e Guillermo Garcia Lopez e os brasileiros Thomaz Bellucci, Marcos Daniel e André Sá, entre outros.

 

Thiago Alves defendeu o Brasil na Copa Davis como titular em dois confrontos contra Croácia e Estados Unidos, ambos fora de casa. Contra os croatas, fez jogos difíceis e equilibrados contra Ivo Karlovic e Roko Karanusic. Contra os Estados Unidos, enfrentou John Isner e fez seu último jogo na competição assustando os americanos ao vencer o primeiro set contra Sam Querrey, tenista top 20 que conseguiu a virada na quinta partida do confronto. Alves também esteve na equipe em confrontos com a Suécia em 2006, Índia em 2010, Rússia em 2011 e Colômbia em 2012.

 

O tenista anunciou o fim de sua carreira durante o Future realizado no Palestra Esporte Clube, em São José do Rio Preto, local onde começou a jogar tênis. Ele vinha com uma lesão crônica nas costas nos últimos meses e com a retirada das quadras vai se dedicar ao Instituto Thiago Alves, que será mantido em sua cidade natal para treinar crianças carentes e atletas de alto rendimento. Atualmente ele treina o tenista Leonardo Andreolli.

 

“Não conseguia mais jogar da maneira que sempre joguei e optei por parar. Não foi uma decisão tomada agora. Já faz bastante tempo que penso nisso. Só tenho a agradecer pelo que o tênis proporcionou na minha vida, devo tudo ao esporte, foi o tênis que me norteou desde os meus 5 anos de vida”, afirmou Alves.

 

“Tive muitos bons momentos, várias saídas de fundo do poço, superações pessoais. Mas em 2008, no jogo contra o Federer, no US Open, acredito que foi o meu melhor momento. Estava jogando muito bem e destrutei demais daquele momento. E a última Copa Davis contra os Estados Unidos”, lembrou o agora ex-tenista.

 

“Não posso simplesmente parar de jogar e não dar uma entrega ao esporte. Preciso fazer algo, dar algo, agora. É por isso que criei o Instituto e agora estamos firmando parcerias para criar núcleos de tênis. O objetivo é massificar o esporte na cidade e região. Existem muitos clubes e quadras ociosas. O que precisamos é movimentar e dar oportunidade para as crianças”, concluiu Alves.

 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil e Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro. O apoio é do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/photos/cbtenis